Nunca serão! Jamais serão!



Bem feito. Após ficar de fora da comitiva brasileira pró-Oscar de filme estrangeiro (na qual perdeu o lugar para o sem sal O Ano em que meus pais sairam de férias), Tropa de Elite A-RRA-SA em Berlin e leva o Urso de Ouro (prêmio entregue ao melhor filme) num dos festivais de cinema mais importantes do mundo.
Eu só queria trocar uma idéia com esses caras que selecionam o filme representante do Brasil no Oscar para saber por que cargas d´água um filme com a qualidade técnica e de potencial como o longa de José Padilha (foto), é vetado numa competição desse porte.
Daí dizem que não é essa imagem que temos que exportar do Brasil, ou que O Ano... tem mais "cara de Oscar". Arg! Puro "achismo".
Ainda bem que na indústria cinematográfica existem pessoas como o produtor Harvey Weinstein, que sabe quando está diante de um grande filme e não exitou ao enviar a saga do Capitão Nascimento para tentar uma vaga em Berlin.
Quem sabe ano que vem Tropa de Elite não chega aos principais indicados ao careca dourado pelo mesmo caminho traçado por Cidade de Deus em 2004.
Lembram-se? O filme foi esnobado pelos votantes da categoria de filme estrangeiro em 2003 (que não são os mesmos votantes das outras categorias), mas, no ano seguinte, com um bem sucedido relançamento nos cinemas americanos, foi indicado a 4 prêmios (edição, roteiro adaptado, fotografia e a prestigiada categoria de direção, para Fernando Meirelles). Não levou nenhuma estatueta para casa, mas foi uma ótima forma que a Academia encontrou para dizer aos críticos da imprensa estrangeira que eles não entendem nada cinema.

0 comentários: